Wesley Rédua

Aqui é o espaço em que teço uma reflexão sobre a minha caminhada de fé cristã ante aos dilemas da época em que estamos vivendo. Reflexões sobre Vida Cristã, Igreja Brasileira, Teologia Reformada e Cosmovisão Cristã

UMA COISA FAÇO.

“Não que o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fl.3.12-14).
Enfim estamos no último dia do Ano de 2009 e há algumas horas do ano de 2010 que está para nascer. Em um ano pode acontecer muita coisa. Muitas pessoas nascem, mas muitas morrem, muitas se dão em casamento, mas muitas se divorciam, muito dinheiro, mas muitas dívidas, muitas conquistas, mas muitas derrotas, muitas alegrias, mas muitas tristezas, enfim muita coisa pode acontecer em 365 dias. A vida é um paradoxo, ela está eivada de encontros e desencontros.
Você neste ano deve ter passado por muitas situações agradáveis e desagradáveis. Eu também passei por elas. Machado de Assis disse que a vida é uma grande ópera. Com isto ele queria dizer que para a ópera sair bem afinada nos precisamos executá-la com destreza. O princípio que ele está ensinando é o do equilíbrio. Nós precisamos ter uma vida equilibrada.
Como nós alcançamos uma vida equilibrada? O que nós precisamos fazer? O nosso Deus nos responde em Fl.3.12-14, através da vida do apóstolo Paulo. Este homem sabia muito bem o que poderia acontecer em um ano, ele sabia também que a vida é um paraxodo, mas foi um dos poucos que aprendeu a viver a vida no equilíbrio que Deus deseja para todos nós. Paulo só fez uma coisa: Entendeu o contraste da vida, Esqueceu o passado e Caminhou para o futuro. Parece que ele fez três coisas, mas de fato isso que ele fez é uma coisa que se processa na mente e coração do homem. Soli Deo Gloria!
Rev. Wesley Rédua

Servo: A essência da liderança, segundo Jesus Cristo


Falar sobre liderança nos dias de hoje se tornou muito comum, para isto basta ver a grande quantidade de literatura em livrarias e miríades de palestras sobre esta temática. Você já ouviu em falar em livros como “O monge e o executivo”, “Quem mexeu no meu queijo?”, “O líder eficaz”, “Os segredos da liderança”. Há muita coisa no mercado, na internet, na sociedade, enfim, vivemos no momento em que a palavra “líder” está muito badalada. Com muitas pessoas falando sobre liderança ao seu talante e alvedrio, como podemos encontrar a perfeita noção do que vem a ser liderança?
Para tentar responder esta pergunta, a Palavra de Deus é o melhor caminho. A Bíblia fala sobre a Verdade, a Verdade Absoluta, a Verdade sobre todas as coisas. Uma vez, Jesus Cristo falou que ele era o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14.6). Assim, a absoluta verdade sobre a liderança se encontra na vida e nos ensinamentos de Cristo. O texto do evangelista João 13.1-20 é um daqueles que tocam na essência do que vem a ser um líder. Jesus estava se preparando para última Ceia com os seus discípulos e resolve, antes de cear, lavar os pés deles. Uma atitude um tanto quanto estranha, pois esta função estava reservada para os escravos e serviçais. Podemos ver a estranheza pelas palavras de Pedro, “Senhor, tu me lavas os pés a mim?” (Jo. 13.6). A única coisa que Pedro não entendeu foi o ensinamento que Jesus estava transmitindo, e é neste ensinamento que aprendemos sobre liderança. “Compreendeis o que vos fiz?”(13.12), perguntou Jesus, e logo acrescentou “ Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; por que sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.” (13.13,14). Com fulcro nestas palavras, aprendemos que a liderança segundo Jesus é servir. Ser líder é ser servo.
Por fim, Jesus ensina que somente os que servem uns aos outros terão parte no reino dos céus, “Se eu não te lavar, não tens parte comigo” (13.8). Meu irmão, você é um líder, queira ou não, quer seja instituído ou não, a todo momento você está exercendo liderança. Na sua casa, escola, universidade, trabalho, igreja etc. Como você tem exercido a liderança na sua esfera de influência? Você tem refletido o estilo de liderança de Jesus Cristo? Você tem exercido sua liderança pelo poder e coerção, ou pela autoridade e amor? Imite Jesus e transforme o lugar onde Deus colocar você. Cultive as seguintes condutas: I - Seja um servo do próximo; II - Seja Humilde; III - Seja Ousado. Deus tem muito mais para você além do que você imagina! Com carinho,


Wesley Rédua.